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O que é CRM ?

CRM é um termo em inglês para "Costumer Relationship Management" ou "Gestão de Relacionamento com Clientes" em português.

O termo se aplica a várias atividades de empresas e normalmente se confunde com sistemas, mas o mais importante é entender que quando empresas se estruturam para entender seus clientes e controlar as interações com eles, sempre ganham.


Exemplo de CRM - O armazém do interior:

Um bom exemplo de CRM era visto nos armazéns de cidades do interior do passado. Os donos de armazéns conheciam a todos os seus clientes pelo nome. Sabiam seus gostos e conseguiam, com isso, comprar os produtos de forma correta para agradá-los e lhes oferecer novidades.

Além de conhecer seus fregueses esses comerciantes conheciam toda a sua família e sabiam exatamente o perfil de compras das mesmas, mantendo cadernetas com os gastos mensais para a cobrança no final do mês.

De seu balcão os donos de armazém observavam o tratamento que todUm sistema de CRM pode ajuos seus funcionários davam a seus clientes e podia se antecipar a problemas de relacionamento.

O quê um sistema de CRM pode fazer pela minha empresa ?

As funções mais comuns de sistema de CRM são:

Gestão da força de vendas:

O sistemas de CRM permitem a gestão da força de vendas, desde a distribuição de Leads (contatos a serem trabalhados pelos vendedores), até o acompanhamento do envio de orçamentos e aquisição de produtos e serviços pelos clientes.

Através deles os donos e gestores de empresas podem entender, de forma semelhante ao dono do armazém de nosso exemplo, como se comportam seus clientes e vendedores, e tomar decisões importantes sobre estoques, equipe de vendas, precificação de produtos e serviços, etc.

Gestão do cadastro de clientes;

Em um sistema de CRM o cadastro de clientes mostra, além das informações registradas sobre os mesmos, todos os relacionamentos do cliente com sua empresa. É possível, por exemplo, saber o que cada cliente compra, quais orçamentos foram aceitos ou não e várias outras informações que façam parte de seu histórico.

Em um contato pessoal com um cliente, o sistema de CRM que controla o cadastro de clientes permite que o relacionamento seja semelhante ao de nosso exemplo do armazém, permitindo ao gestor acesso a informações sobre todo o relacionamento do cliente.

Gestão de pós-vendas:

Sistemas de CRM também são utilizados para a gestão do processo de pós-vendas, registrando solicitações de clientes e acompanhando, com gestão de prazos e responsáveis pela resposta, o seu encaminhamento.

Módulos do A1B2:

Os mais relevantes são:

Cadastro de Clientes, contatos e documentos

 

Gestão de vendas:

Com controle de campanhas, Leads, Oportunidades (Prospects), emissão de cotações, registro de vendas e emissão de boletos.

 

Gestão financeira:

Com módulos de contas a pagar, contas a receber e controle de fluxo de caixa com visões diárias, mensais e anuais.

 

Estoques:

Controle de estoques de produtos, cadastro de serviços e listas de preços.

 

Relatórios e gráficos gerenciais

 

Configurações:

Gestão de perfis de uso, limitação de acesso a registros, criação de novos campos e outras.

Veja alguns vídeos de demonstração:

Lidando com Leads e Oportunidades:

Gerando cotações, ordens de vendas e boletos:

 

 
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